8 espigas de milho verde com palha
1 (sopa) de manteiga
1 e ½ (chá) de açúcar
½ (chá) de leite
1 pitada de sal
Cortar a extremidade das espigas com uma faca. Limpar as espigas e reservar as palhas maiores e melhores para embrulhar as pamonhas. Em uma panela, levar ao fogo o leite e a manteiga até derreter. Reservar. Com uma faca, retirar os grãos de milho das espigas. Reservar os sabugos. Bater os grãos no liqüidificador até obter um creme. Adicionar essa mistura ao leite reservado, acrescentar o açúcar, o sal e mexer bem. Passar as palhas reservadas em água fervente por alguns segundos. Separar duas palhas para cada pamonha. Pegar a primeira, dobrar as laterais e a ponta, formando um saquinho. Encher o saquinho com o líquido da pamonha e cobrir com a outra palha, dobrando as laterais e a ponta. Amarrar as extremidades, de canto a canto, com um barbante. Colocar as pamonhas em uma panela com água, uma a uma, e cobrir com os sabugos reservados. Mantenha no fogo por 1 hora ou até a palha ficar bem amarelada.
½ (sopa) de manteiga
pedacinhos de canela em pau
½ quilo de canjica
açúcar a gosto
½ litro de leite
Deixar a canjica de molho, de um dia para o outro. No dia seguinte, levar para cozinhar em fogo brando. Quando a canjica estiver quase mole, escorrer a água e colocar o leite, o açúcar, a manteiga e os pedacinhos da canela em pau. Deixar no fogo até acabar de amolecer. Para variar o sabor, pode colocar: leite condensado, 1 vidro de leite de coco (com 2 gemas), amendoim torrado e moído.
Espigas já limpas de milho
Cebola picada fina
Salsa picada
Manteiga
Sal
Corte as espigas que pretende preparar em roletes de cerca de 5 cm. Coloque-os numa panela com bastante água e leve ao fogo para cozinhar até que o milho esteja macio. Se quiser apressar o cozimento, use a panela de pressão. Escorra o milho, passe-o para uma travessa, se possível em uma só camada, e polvilhe tudo com sal. Coloque um pouco de manteiga em temperatura ambiente num prato e tempere-a a gosto, com salsa e cebola picadas, misturando bem. Usando uma colher pequena, junte um pouco dessa manteiga a cada rolete de milho. Deixe que a manteiga derreta com o calor do milho e sirva em seguida.
2 de manteiga derretida
1 (sopa) de fermento
1 e ½ de açúcar
200 gramas de queijo ralado ou mussarela
10 espigas de milho verde
1 copo de leite
6 ovos
Tirar os grãos de milho do sabugo e colocar no liquidificador com os ovos e o leite, bater por 3 minutos e acrescentar os outros ingredientes. Por último colocar o fermento. Colocar a massa em uma forma untada e levar ao forno por 30 minutos em 180 graus.
Cocada Branca:
1 (sopa) de glucose
1 lata de leite condensado
1 quilo de coco fresco ralado
1 copo americano de água
500 gramas de açúcar
Escolher o sabor de sua preferência:
1 copo de suco de maracujá
1 abacaxi maduro picadinho
2 (chá) de nozes picadas
1 (chá) de uva-passa
½ (chá) de rum.
Cocada Branca:
Colocar uma panela no fogo com o açúcar, a água e a glucose. Não mexer até dar ponto de calda grossa. Acrescentar o coco e mexer até a calda secar. Juntar o leite condensado e sem parar, mexer até soltar da panela. Colocar no mármore e bater até esfriar.
Acrescentar o sabor de sua preferência à massa básica da cocada branca:
Cocada de Maracujá:
Substituir o copo de água por 1 copo de suco de maracujá.
Cocada de Abacaxi:
Juntar numa panela o abacaxi com 1 xícara (chá) de açúcar e deixar em fogo baixo até apurar e soltar da panela.
Cocada de Nozes:
Acrescentar as nozes picadas e misturar.
Cocada de Uvas-Passa ao Rum:
Deixar previamente as uvas-passas de molho no rum. Escorrer e acrescentar.
Com auxílio de 2 colheres, modelar as cocadas e colocar em forminhas de papel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário